sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A Organização Social do Egito Antigo


A sociedade do Egito Antigo possuía uma forma de organização bem eficiente, embora injusta, garantindo seu funcionamento e expansão. Esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima da pirâmide social. Para compreender essa organização com mais clareza, é importante identificar  a região geográfica do Antigo Egito.
Localização do Antigo Egito


É importante identificar onde estavam localizado os determinados grupos sociais do Egito Antigo. Logo abaixo,  faremos a leirura do mapa da região através da linha vermelha. Sendo assim, podemos analisar que o Egito localizava-se ao nordeste da África. Limitava-se ao norte com o Mar Mediterraneo, próximo da Alexandria , ao sul com o deserto da Núbia, próximo do Sudão, a leste com o Mar Vermelho ao oeste com o deserto da Líbia.






Vejamos abaixo através da pirâmide social os principais grupos  e a função que exerciam nesta sociedade.

          PIRÂMIDE SOCIAL

Faraó
Logo acima da pirâmide social encontrava-se o faraó, que era o governante do Egito. Possuía poderes totais sobre a sociedade egípcia, além de ser reconhecido como um deus. O poder dos faraós era transmitido hereditariamente, portanto não havia nenhum processo de escolha ou votação para colocá-lo no poder. O faraó e sua família eram muito ricos, pois ficavam com boa parte dos impostos recolhidos entre o povo. A família real vivia de forma luxuosa em grandes palácios. Ainda em vida, ordenava a construção da pirâmide que iria abrigar seu corpo mumificado e seus tesouros após a morte.


Sacerdotes
Na pirâmide social, estavam abaixo somente do faraó. Eram responsáveis pelos rituais, festas e atividades religiosas no Antigo Egito. Conheciam muito bem as características e funções dos deuses egípcios. Comandavam os templos e os rituais após a morte do faraó. Alguns sacerdotes foram mumificados e seus corpos colocados em pirâmides, após a morte.


Escribas
Seguindo a pirâmide social percebemos que os escribas estavam abaixo dos sacerdotes. Eles eram os responsáveis pela escrita egípcia. Registravam os acontecimentos e, principalmente, a vida do faraó. Escreviam no papiro (papel feito de fibras da planta papiro), nas paredes das pirâmides ou em placas de barro ou pedra. Os escribas também controlavam e registravam os impostos cobrados pelo faraó.


Guerreiros
Eram os responsáveis pela segurança do território egípcio. Em momentos de guerra ganhavam destaque na sociedade. Tinham que preparar e organizar o exército de forma eficiente, pois uma derrota ou fracasso podia lhes custar a própria vida.


Artesões
Estes dependiam a prosperidade do Antigo Egito e, apesar disto, recebiam míseros pagamentos em forma de produtos. Moravam em cabanas, vestiam-se pobremente e comiam pouco. O que poupavam, guardavam para o funeral a fim de garantir melhor vida após a morte. Eram responsáveis pela desenvolvimento da técnica.


Camponeses
Realizavam os trabalhos agrícolas nas terras que pertenciam ao Estado , recebendo em troca um mísero pagamento que vinha em forma de outros produtos. Moravam em cabanas, comiam muito pouco. Foram os principais responsáveis pelo desenvolvimento da economia egípcia.


Escravos
Eram, em geral, bem tratados. Naquela época, os egípcios ofereciam certa segurança a seus escravos, o que não era comum entre os povos primitivos. Geralmente eram os inimigos capturados em guerras de conquista. Trabalhavam muito e não recebiam salário. Ganhavam apenas roupas velhas e alimentos para a sobrevivência. Eram constantemente castigados como forma de punição. Eram desprezados pela sociedade e não possuiam direitos.

 
Segue um vídeo abaixo demostrando como estava organizada a sociedade do Antigo Egito



Sendo assim, fica a reflexão do tema proposto, podendo os estudantes trazer dúvidas e postar alguns comentários...


sábado, 26 de novembro de 2011

Planejamento de aula

PLANEJAMENTO DE AULA



CONCEPÇÃO:
Partindo do pressuposto de que o conhecimento do passado é a base para a construção do saber histórico e a compreensão dos fatos presentes, procuro com a construção deste blog,  refletir sobre a organização social do Antigo Egito.

TEMA: A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO ANTIGO EGITO


OBJETIVOS:

Compreensão dos fatos históricos;
Análise da complexidade da organização política e social, com destaque para as diferentes classes sociais, especialmente entre os grupos privilegiados e os trabalhadores.


METODOLOGIA:


Exposição de mapa do Egito Antigo, identificando a localização geográfica do território;
Análise das imagens históricas relacionando com o texto;
Discussão sobre o tema com a participação dos estudantes.


RECURSOS:

Textos,vídeo, pesquisas, imagens.


AVALIAÇÃO:
Participação nas discussões, através de publicação no blog, interpretação e compreensão do tema proposto, pesquisas e elaboração de textos.


CONTEÚDO PROGAMÁTICO:

A complexidade da Organização Social do Antigo Egito:
Classes trabalhadoras e privilegiadas.



REFERÊNCIA:

M`BOKOLO, Elikia. África negra: história e civilizações. Lisboa: colibri, 2007.